O crescimento em espiral da indústria automobilística indiana também levou a um aumento no notório negócio de falsificação. Todos os anos, o país tem uma perda de tributação de cerca de Rs 2700 crore, pois peças espúrias compõem Rs 11,000 crore do mercado de componentes automotivos indianos Rs 40,000 crore. Apesar das verificações do governo, esta indústria paralela ilegal está crescendo a um ritmo alarmante.

Veja entrevista com o presidente da Authentication Solution Provider’s Association (ASPA), o Sr. UK Gupta, para entender os motivos:

Qual é o status atual da contrafacção na indústria automotiva indiana?
Medir a falsificação é metodologicamente desafiante por vários motivos. Primeiro, é uma atividade ilegal e os comerciantes ilícitos tentam permanecer invisíveis e provavelmente não registrarão suas atividades. Além disso, por razões de segurança, os dados sobre o comércio ilícito geralmente são difíceis de obter, uma vez que as agências de aplicação da lei geralmente preferem não divulgar o alcance de suas atividades. Além disso, todos os métodos para estimar o comércio ilícito têm suas limitações e nem todos os estudos descrevem claramente a metodologia dessas limitações.

No entanto, de acordo com um estudo recente da FICCI “Mercado ilícito: uma ameaça para o nosso interesse nacional”, o mercado cinza tem uma presença substancial em automóveis e também mostrou um grande aumento de 29,6% em 2010 para 33,7% em 2012, o que é o mais alto entre as principais indústrias. A perda para a indústria por causa desse mercado cinza é estimada em Rs 10.501 crore em 2014, acima de Rs 9.198 crore em 2012. A perda total para o governo estimada para 2014 em razão de mercados ilícitos no setor de componentes de automóveis é Rs 3,113 crore, acima de Rs. 2.726 crore em 2012. Essa perda é apenas em função das receitas fiscais.

Como as peças automotivas são falsificadas?
Em grande parte, as peças automotivas podem ser falsificadas da seguinte maneira; Os braços falsos do pitman vêm com o nome do erro e não cumprem os requisitos mínimos de testes de fadiga do OEM. Almofadas de freio feitas de placas de suporte de aço de baixa qualidade, fraco ou nenhum encadear na placa traseira. Além disso, pastilhas de freio feitas de produtos inferiores, como aparas de madeira comprimida e serradura. Os pára-brisas falsificados encaixam mal causando problemas de ruído, vazamento e aparência do vento. Muitas vezes são feitas sem vidro à prova de segurança. E os filtros de combustível de teste sem êxito podem ser vendidos em boas embalagens.

Quais são as medidas e tecnologias atualmente empregadas para prevenir a falsificação na Índia? Quão eficazes são eles?
Algumas das tecnologias mais eficazes utilizadas para combater a falsificação são aplicadas por dispositivos ópticos de variáveis ​​(OVDs) / Hologramas de segurança e etiquetas de segurança.
Eles fornecem três níveis de segurança – Overt, aqueles que podem ser facilmente identificados a olho nu. Os recursos de segurança secretos são aqueles recursos que são úteis aos proprietários de marcas é destinado a autenticação visual imediata por um homem comum. Os recursos de segurança abertos incluem recursos ópticos, como efeito 3D, efeito de 4 canais, efeito deslizante, etc., e recursos de impressão, tais como, tintas de mudança de cor e marcas de água. Esses recursos só podem ser detectados com ajuda de ferramentas de autenticação.
As características de segurança encobertas incluem recursos óticos, como textos ocultos, textos nanos, textos raster etc., e recursos de impressão como tinta UV, tinta termocromática etc. podem ser verificados apenas em laboratórios forenses.
Os mais críticos são os recursos “Forenses” que são destinados a agências de fiscalização para melhorar a segurança. A segurança não-óptica, como código de barras, efeito espelho e efeito de taggant também pode ser fornecida. O efeito taggant consiste em uma camada especial de nanopartículas em certas combinações específicas nos OVDs ou rótulos de segurança e a presença das partículas de taggant pode ser detectada somente com um auxiliar de leitor de taggant manual que está alinhado para ler essa combinação específica de nanopartículas, verificando assim a autenticidade do produto no local por um simples teste de campo.

Como os falsificadores conseguem fazer duplicatas tão perfeitas e pessoas tolas?
Os falsificadores estão se tornando bem sucedidos porque não estamos dificultando sua tarefa ou, de outra forma, não estamos tornando esse negócio menos lucrativo. Na maioria dos casos, a embalagem do produto é facilmente copiada devido à disponibilidade de matérias-primas de embalagem necessárias nos países vizinhos. Além disso, a não adoção de soluções de autenticação, esforços inadequados de vigilância dos proprietários de marcas para identificar produtos falsificados e a falta de consciência do consumidor também está ajudando.

Qual é o tipo de valor que um fabricante automotivo pode derivar do uso de soluções de autenticação?
As soluções de autenticação têm múltiplos benefícios. Em primeiro lugar, eles fornecem uma ferramenta visual fácil de identificar que protege os consumidores contra produtos falsificados. As soluções de autenticação, como os Dispositivos de Variáveis ​​Ópticas (OVDs), oferecem um sistema de segurança multinível composto de recursos Overt, Covert e Forensic. Os recursos ocultos são para verificação do consumidor, os recursos secretos podem ser verificados pelo proprietário da marca e sua equipe / parceiros, e o nível forense dos recursos só pode ser verificado em laboratórios de alta tecnologia e pode ser usado como prova em um Tribunal de Justiça.
No contexto de negócios de hoje, uma marca é um dos ativos mais valiosos de uma empresa. As marcas estão sendo atacadas não apenas por concorrentes conhecidos ou visíveis, mas também por inimigos invisíveis sob a forma de adulteração de produtos, falsificação e roubo. Cada um deles levou à erosão do valor da marca, perda de participação de mercado, lucro e acima de tudo – clientes insatisfeitos.
As soluções de autenticação permitem que um proprietário da marca e seus consumidores identifiquem um produto genuíno. Isso aumenta a confiança do consumidor na qualidade do produto e leva à fidelidade do produto. O benefício direto disso é um enorme aprimoramento no valor da marca. Assim, as soluções de autenticação ajudam o proprietário da marca a obter valores como maior fidelidade do consumidor, maior participação no mercado e valorização da marca.

Como você vê o crescimento futuro da indústria automotiva doméstica sem a prevalência da falsificação?
Será um grande desafio ter um mundo sem falsificação. A ASPA e seus membros certamente contribuirão na luta para reduzir a taxa de criminalidade, sendo inovadoras e continuamente desenvolvendo soluções com novas tecnologias e estratégias para desdobrá-las para desistir, capturar e processar um criminoso.
Estamos trabalhando com a Associação Internacional de Fabricantes de Hologramas no desenvolvimento do padrão global IS0 para ferramentas de autenticação para uso em contra-falsificação de bens materiais. Esses padrões foram projetados para ajudar os proprietários da marca a identificar a solução de contra-falsificação mais relevante para atender a estratégia da empresa / organização. Estima-se que o mercado de embalagens anti-contrafacção deverá crescer para cerca de US $ 128 bilhões até 2019 em um CAGR de 14,1 por cento (fonte: http://www.packworld.com/trends- e-issues/traceability-authentication-serialização/contra-falsificação-mercadodeembalagem)

Nós vemos setores como Farmacêutica, Auto Componentes e FMCG como grandes áreas de crescimento. No setor governamental, há muito espaço para hologramas em notas de banco e documentos de identidade como passaportes, vistos, licenças de condução, etc. Internacionalmente, mais de 100 países agora têm um holograma em suas notas, enquanto nosso país ainda está adotando essa tecnologia comprovada.

Esse texto foi classificado em nossa seção: Noticias
Você pode pesquisar mais utilizando a(s) Tag(s): ,